Transtorno de ansiedade
- Aprendizes em Ação
- 15 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
O transtorno de ansiedade é um distúrbio psicológico caracterizado por duas emoções básicas: o medo e a ansiedade. Naturalmente, essas sensações servem para nos deixar alertas diante de situações potencialmente perigosas. Porém, quando muito intensas, podem desencadear um quadro de preocupações desproporcionais que comprometem a saúde mental e a vida social.
A condição pode ter diversas causas: desde questões genéticas, nas quais as pessoas têm precondições hereditárias, até uma rotina de muito estresse e preocupação. Doenças físicas e a vivência de episódios traumáticos também podem colaborar com o desenvolvimento do transtorno.
O transtorno de ansiedade pode ser dividido em seis classificações de acordo com suas causas e sintomas. Conheça cada uma delas:

1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Neste quadro, a pessoa sente-se ansiosa praticamente o tempo todo e em um grau muito intenso. São expressas preocupações excessivas e são feitas análises minuciosas de cada situação vivida.
2. Transtorno de Pânico (TP)
Nesse transtorno, a pessoa tem uma crise de ansiedade aguda e intensa acompanhada de sintomas físicos e muitas vezes tem a impressão de que vai morrer de ataque cardíaco, pois o coração dispara, sente falta de ar, pressão ou dor no peito, palidez, sudorese, tremores e o medo de morrer.
3. Transtorno de Ansiedade Social (ou “fobia social”)
O transtorno de ansiedade social é caracterizado pelo medo ou ansiedade relacionados a determinadas situações sociais ou de desempenho. Essas situações são com frequência evitadas ou suportadas com muita angústia.
4. Agorafobia
A agorafobia é um transtorno relacionado ao medo intenso de lugares públicos, especialmente se amplos e repletos de pessoas, e de situações que possam causar impotência ou constrangimento. O transtorno pode desencadear um ataque de pânico.
5. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
Casos nos quais um evento ou uma série de situações traumáticas levam a quadros de ansiedade e impotência.
6. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Caracterizado pela existência de padrões de ansiedade concomitantemente a ideias obsessivas ou comportamentos que se repetem, independentemente da vontade do indivíduo.
Sintomas Psicológicos
• Preocupações, tensões ou medos exagerados.
• Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer.
• Medo extremo de algum objeto, de ser humilhado publicamente ou de uma situação em particular.
• Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes repetitivos
(característicos de compulsões/obsessões).
• Pavor após vivenciar uma situação muito difícil (trauma).
• Dificuldade para se desconectar dos problemas.
• Irritabilidade e intolerância.
Sintomas Relacionados ao Sono e Comportamento
• Insônia.
• Mudanças no apetite (aumento ou diminuição).
Sintomas Físicos
• Tensão muscular.
• Intensificação ou surgimento de dores pelo corpo.
• Alterações no trato gastrointestinal (náuseas, diarreia, constipação, dor abdominal).
• Taquicardia.
• Sudorese.
• Dificuldades na respiração (falta de ar, sensação de sufoco).
Diagnóstico
O diagnóstico de ansiedade geralmente é feito por um psiquiatra ou psicólogo. O processo envolve uma avaliação cuidadosa dos sintomas, histórico médico e informações sobre a vida do paciente. Os passos comuns para o diagnóstico de ansiedade são:
• Avaliação inicial: o primeiro passo é uma conversa inicial entre o paciente e o profissional de saúde mental. Durante essa avaliação, o paciente é encorajado a discutir seus sintomas, preocupações, história médica, história familiar e quaisquer eventos de vida estressantes.
• Exame físico e testes laboratoriais: para descartar causas médicas subjacentes aos sintomas de ansiedade, o profissional de saúde pode realizar um exame físico e solicitar testes laboratoriais, como exames de sangue, para verificar se não há outras condições médicas que contribuem para os sintomas.
• Critérios diagnósticos: o diagnóstico de ansiedade é baseado nos critérios estabelecidos nos manuais de diagnóstico da área. Para ser identificado como um transtorno de ansiedade, os sintomas devem atender a critérios específicos, como duração e gravidade dos sintomas.
• Avaliação psicológica: em alguns casos, uma avaliação psicológica mais detalhada pode ser realizada para avaliar aspectos específicos da ansiedade e outras condições mentais.
Tratamento
Existem três tipos principais de tratamento para o transtorno de ansiedade, mas é importante manter uma rotina de exercícios e alimentação adequada:
• Remédios para ansiedade (medicamentos sempre com acompanhamento e indicação médica).
• Psicoterapia com psicólogo(a) ou médico(a) psiquiatra.
• Combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).

FEITO POR: Arthur Camacho
Laura Petenuci
Maria Clara Doroteio
Mariana Alves
REFERÊNCIAS:
Ansiedade: Sintomas, Causas e Tratamentos. Disponível em: <https://www.einstein.br/n/glossario-de-saude/ansiedade>. Acesso em: 12 set. 2025.
Conheça os 6 tipos de transtorno de ansiedade. Disponível em: <https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/conheca-os-6-tipos-de-transtorno-de-ansiedade>. Acesso em: 12 set. 2025.
BARNHILL, John W. Considerações gerais sobre transtornos de ansiedade. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt/casa/distúrbios-de-saúde-mental/transtornos-de-ansiedade-e-relacionados-a-fatores-estressantes/considerações-gerais-sobre-transtornos-de-ansiedade>. Acesso em: 12 set. 2025.
Hospital Sírio-Libanês. Disponível em: <https://hospitalsiriolibanes.org.br/blog/cardiologia/sindrome-do-panico-requer-tambem-cuidados-cardiologicos>. Acesso em: 12 set. 2025.
Agorafobia: Sintomas, Causas e Tratamentos. Disponível em: <https://www.einstein.br/n/glossario-de-saude/agorafobia>. Acesso em: 12 set. 2025.
Comentários